Os filhos de Anansi

wp-1478642764038.jpgInformações gerais: escrito por Neil Gaiman, lançado pela editora Intrínseca. Ficção –literatura fantástica.

Sinopse do livro (retirada da parte de trás do livro): “Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. A pedido da noiva, ele concorda em convidar o pai para seu casamento e fazer disso uma tentativa de reaproximação, já que há vinte anos os dois não se falam. Mas nada sai como o esperado, e agora Charlie será obrigado a mudar completamente de rumo. Sua vida vai ficar mais interessante… e bem mais perigosa.
Ao se embrenhar no território da mitologia africana, Neil Gaiman leva o leitor a mergulhar nessa história bem-humorada sobre relações familiares, profecias, divindades vingativas e aves bem malignas.”

As escritas do Neil Gaiman sempre são diferentes e fora do padrão em que estamos tão acostumados nas outras leituras. Para mim Neil Gaiman, assim como Douglas Adams, consegue colocar, na nossa rotina e no mundo em que vivemos, toda uma magia que normalmente não conseguimos enxergar sem a ajuda dele. Esse livro não é diferente…

Charlie até uma certa parte do livro tem uma vida normal, mesmo tendo várias frustrações e traumas, ele tem um trabalho, uma noiva e um apartamento, uma relação difícil com seu pai,uma preocupação de não ser demitido, e um medo de não fazer e não se encontrar em nenhuma situação constrangedora. Vendo a vida dele, ele parece estar infeliz, porém ele parece estar se sentindo numa situação razoavelmente satisfatória… bem, isto até a noiva decidir que ele deveria convidar o pai para seu casamento. Os acontecimentos não se tornam super empolgantes rapidamente, isso, na verdade, vai acontecendo de modo devagar, do qual mal conseguimos perceber, até o momento em que nos vermos roendo as unhas de ansiedade e Charlie está já emaranhado de situações surreais com as quais ele precisa lidar e resolver. Para mim, isso ocorre tão suavemente que começa parece plausível disso acontecer na minha vida também. O mundo se torna mais mágico, as coisas mais possíveis, e a leitura nos prende igual uma teia no qual não conseguimos mais sair.

O livro nos faz conhecer muito da mitologia africana, explicando de um modo muito leve e intricado na história. É muito interessante a perspectiva dessa cultura, dessa mitologia, sobre os deuses, o modo deles se relacionarem e as rixas entre eles. Conhecemos o motivo do livro se chamar Os filhos de Anansi. A história para mim é incrível e repleta de peculiaridades; ela tem um lado sombrio, tem um lado cômico, tem um lado crítico e um lado místico, e todos esses lados se encaixam perfeitamente durante todo o livro.

Como todos os livros que li até o momento de Neil Gaiman, esse livro me fez rir em vários momentos e, em outros, ficar angustiada e curiosa com o desenrolar da história. Eu devorei o livro! Amei ele do início ao fim! Neil Gaiman traz mais uma história fantástica e maravilhosa.

 

Amor a todos ❤

 

Anúncios

2 comentários em “Os filhos de Anansi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s