Depois de você

wp-1476684408711.jpg

Informações gerais: escrito por Jojo Moyes, sequência do livro Como eu era antes de você, lançados pela editora Intrínseca. Romance – ficção.

Antes de continuar a ler essa resenha aviso que esta terá spoilers do livro Como eu era antes de você, já que este livro é, na verdade, a continuação dele. Não possuo a resenha do primeiro aqui, pois o li antes de criar este blog, mas sei que há excelentes resenhas na internet e amei o livro.

Sinopse (retirada da orelha do livro): “Lou Clark tem perguntas.
Por que acabou indo trabalhar num bar de um aeroporto, onde passa o expediente inteiro observando outras pessoas voarem para novos lugares?
Por que o apartamento onde mora há um ano ainda não parece um lar?
A família será capaz de perdoá-la pelo que ela fez dezoito meses antes?
Algum dia ela vai superar ter perdido o amor de sua vida?
Mas o que Lou sabe com certeza é que as coisas precisam mudar.
Até que, certa noite, uma pessoa desconhecida bate à sua porta.
Será que ela tem as respostas que Lou procura… ou apenas mais perguntas?
Se Lou fechar a porta, a vida vai continuar igual:simples, ordenada,segura.
Se abrir, estará arriscando tudo
Lou prometeu que continuaria viva. E se vai cumprir isso, terá que convidar essa pessoa a entrar…”

Depois de você não me decepcionou, diferente do que aconteceu com diversos leitores; talvez porque não o li repleta de expectativas, ou porque considero uma história com estilo parecido da primeira, ou porque Como eu era antes de você não ser minha leitura favorita da Jojo Moyes. Então, a minha dica para os próximos leitores, principalmente os fãs de Como eu era antes de você é: leia este livro sem nenhuma super expectativa, não leia esperando ser igual ao anterior, leia como se fosse uma nova história com a mesma personagem Louisa, a história de como ela ficou depois de Will de ter morrido. O tema deste se torna o luto, tratando tanto do dela, apesar do livro ser na primeira pessoa  de Louisa, quanto de outros personagens.

Louisa está diferente e, não só ela, como a família de Will, porque eles não tinham como passar inalterados pela decisão e morte de Will. O novo obstáculo agora, para eles, é conseguir continuar vivendo, porém precisando de um tempo antes para absorver todo o ocorrido. Amo a Louisa, com isso,  deu para eu conseguir compreender os comportamentos, sentimentos e pensamentos daqueles que a amam, e, de certa forma, eles também estão certos e tem suas razões para desejar uma melhora da personagem. O livro, ao longo das páginas, me faz entender muito dos motivos dos personagens presentes a agirem da forma que o fazem, mesmo me fazendo me frustrar com muitas de se suas decisões, pois seus motivos são altamente compreensíveis. Outros personagens, para mim, realmente agem de forma injustificável e egoísta… mas até que ponto posso julgar essas ações? Eu não sei. Tem pessoas ruins, é verdade, mas outras só estão muito enterradas em seus problemas a um nível perturbador.

Como os outros dois livros da autora que li, este me fez pensar sobre mim e refletir bastante sobre a história. Para mim existe vários pontos os quais vale a pena discutir sobre, além de me fazer pensar muito naquelas pessoas próximas a mim as quais passam pelo mesmo tipo de sofrimento que a personagem está passando. A dor não tem um prazo específico de validade: uns conseguem aceitá-la mais cedo, outros demoram mais tempo a conseguir enfrentá-la e seguir em frente; cada um avança do seu modo, tenta lutar e continuar caminhando quando lhe é possível e quando se sente pronto. Precisamos respeitar isso. Ao mesmo tempo, não podemos nos deixar afundar no peso o qual estamos carregando, podemos pedir ajuda, podemos amar de novo, podemos conversar o que estamos passando, e devemos! Cada um carrega algo dentro de si, mas não precisa fazer isso sozinho e precisa continuar avançando, não importando a velocidade.

Estes foram algumas das minhas reflexões após ler Depois de você, não quis falar muito da história para não estragá-la… posso dizer, todavia, que Jojo Moyes é uma escritora incrível e me deu uma leitura muito prazerosa com esta história.

 

Amor a todos ❤

Deixe um comentário

