A vida de C. S. Lewis: do ateísmo às terras de Nárnia

wp-1473818951926.jpg

Informações gerais: escrito por Alister McGrath, lançado pela editora Mundo Cristão. Biografia.

Sinopse do livro (retirada na parte trás do livro): “Por mais de meio século, C. S. Lewis vem alimentando a imaginação de milhões de pessoas em todo o planeta com o seu fantástico mundo de Nárnia. Para celebrar seus 50° aniversário de sua morte, o dr. Alister McGrath reconta a vida deste que é considerado um dos maiores  escritores do século 20.
Em A vida de C. S. Lewis: Do ateísmo às terras de Nárnia, McGrath apresenta um panorama rico e fascinante da trajetória de um pensador profundamente original e que se tornoufonte de inspiração para crianças e adultos em todo o mundo.”

Essa biografia é muito indicada para pessoas, como eu, que adoram, pelo menos, As crônicas de Nárnia, dentre as variadas obras de C. S. Lewis. É sempre muito interessante saber um pouco de como foi a vida daqueles de quem conhecemos pelo menos um de seus trabalhos. Nós, não importa o quanto evitemos, sempre somos influenciados pela época e pelos lugares os quais vivemos; nossas ideias, artes e opiniões são inspiradas por nossas vivências e com C. S. Lewis não poderia ser um caso diferente.

O escritor fez um excelente trabalho ao fazer essa biografia. O sumário é muito bem organizado, dividido em partes, capítulos e subcapítulos, definindo bem o que vai ser contado e discutido em cada um deles. Nele já percebemos que o autor escreveu a vida de C. S. Lewis em uma ordem cronológica, tentando abordar a vida deste escritor de seu nascimento até depois de sua morte; separando-a em certos períodos; e deixando uma parte do livro exclusivamente para Nárnia e a influência de Lewis para o mundo depois de sua morte. O dr. McGrath, para ajudar também colocou na última parte do livro uma lista de ilustrações, uma linha do tempo resumida da vida de Lewis (Cronologia), a bibliografia por ele utilizada e um índice remissivo.

O livro, apesar de ser uma biografia e de ser bem longo (422 páginas), tem uma escrita suave e, até mesmo, em certas partes envolvente. Alister McGrath tenta ser o mais fiel possível a vida de Lewis, fazendo várias pesquisas (como podemos ver na Bibliografia do livro), colocando fotos dos locais onde o escritor viveu e abordando os vários tipos de relacionamentos feitos por ele: de seu convívio com a família até as possíveis amantes.  A vida de Lewis é muito rica, não só por suas obras e suas experiências, mas por ter vivido num período repleto conflitos tanto de ideais quanto físicos, como, por exemplos, as duas Guerras Mundiais.

No fim, essa biografia me ensinou um pouco mais de história, esclareceu melhor as motivações de Lewis para a realização de seus estudos e obras, além de ter me dado uma grande vontade de conhecer os outros trabalhos realizados por este escritor fascinante.

Amor a todos ❤

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s