Outlander: a viajante do tempo

outlander

Este é um dos meus livros favoritos, então, para homenageá-lo, decidi que ele é minha primeira resenha aqui no blog.

Informações gerais: Escrito por Diana Galbadon, livro um da saga Outlander, lido pela edição da Saída de Emergência (atualmente sendo englobada para a editora Arqueiro).

Sinopse do livro (retirado do Skoob): “Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?”

Eu sinceramente me apaixonei por este livro. Ele se passa em primeira pessoa, no ponto de vista da Claire Randall, que, é deste o início, uma personagem forte, com opiniões e modos a frente de seu tempo, por culpa em parte de sua educação e do tempo que passou sendo enfermeira durante a guerra, mas, acredito também, em parte por culpa de sua própria personalidade. O modo dela agir sempre é com uma certa determinação, buscando o que quer e, ao mesmo tempo, procurando fazer a coisa certa. Frank Randall é o marido dela, um historiador, obcecado no início do livro por pesquisar e conhecer seus antepassados para montar sua árvore genealógica, deste modo, nos ensinando já deste o início um pouco da história da Escócia. O Jaime, encontramos mais a diante do livro, é um homem também com muita determinação e personalidade forte, um escocês jovem, repleto de ideais e princípios muito interessantes (mas não falarei mais dele, para não dar nenhum spoiler).

O livro é espetacular. Todos os personagens que aparecem no livro são complexos e bem construídos. O livro a todo momento entrelaça os dados históricos com fantasia e romance. As relações entre os personagens também são muito bem colocadas, descritas com perfeição, sem ser em nenhum momento bobas ou muito fora da realidade em si. Há personagens que odiamos assim que conhecemos, personagens que amamos deste o início, e outros que, sinceramente, me deixava em dúvida do que eu realmente achava deles, se as intenções deles eram boas ou más, se gostava ou não deles…

A leitura, para mim, no início, não foi rápida, porém prazerosa, fui entrando no livro aos poucos e, quando me vi no meio dele, já estava totalmente envolvida na história e devorando as páginas. O livro é muito bem finalizado, dando um final temporário a história e Diana Galbadon tem um modo de escrever único. Não posso comparar a série de televisão, porque não a assisti ainda, mas ler esse livro já é o suficiente para ser conquistado pelo universo de Outlander e buscar ler todos os livros dessa saga maravilhosa para conhecer melhor os personagens ali apresentados. Tenho um carinho especial com os personagens escoceses e com Claire (a acho simplesmente maravilhosa) e espero que quando leiam também amem eles tanto quanto eu os amo (se é que já não leram e já se apaixonaram).

Peço desculpas por qualquer erro que essa resenha possa ter, mas a escrevi um pouco com pressa, além de fazer um tempo que li este livro, mas eu o amo tanto que realmente quis que ele fosse a primeira resenha aqui do blog.

Amor a todos ❤

Deixe um comentário

